top of page

Perseverança

“A Perseverança não é uma longa corrida, são muitas corridas curtas, uma depois da outra”

Fonte: Walter Elliot


Concretizar um dos meus grandes objectivos profissionais: progredir na minha carreira profissional!


Em 2004, após um percalço profissional, ingressei a longa lista do centro de emprego. A situação que se previa complicada, afinal foi uma janela de oportunidade, não foi fácil e não foi imediato, mas a minha perseverança valeu a pena.


Entrei no Centro de Saúde da Costa através de um programa de ocupação profissional, promovido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), e fui colocada na UCSP do Monte da Caparica a exercer funções como auxiliar de acção médica. Nesta unidade aprendi imenso, tive oportunidade de integrar uma equipa multidisciplinar que me acolheu e me proporcionou ter acesso a novas aprendizagens e conhecimentos. Acompanhei muitas vezes as diferentes equipas de enfermagem nos seus domicílios, o que me permitiu ter contacto directo com os utentes, muitos deles em situações debilitantes. Foi a minha 2ª experiência profissional, pois vinha de uma área completamente diferente sem contactos com utentes ou clientes, algo que hoje me dá imenso prazer fazer.


Por acreditar que poderia aprender sempre mais e pela minha disponibilidade em abarcar coisas novas e diferentes, fui convidada a integrar o serviço de aprovisionamento do ACES Almada. Mas existia um problema que me impedia de progredir em termos de carreira. Aos 38 anos e com 2 filhos fui estudar á noite, e com a ajuda dos meus familiares e de alguns colegas e acabei por concluir o 12º ano. Desta forma outras portas se poderiam abrir.


Dá-se a reestruturação dos serviços e foi criado um mega agrupamento de centros de saúde: o ACES Almada-Seixal. E mais uma vez a minha disponibilidade e polivalência me proporcionaram uma nova experiência e fui ocupar um lugar de motorista e dar apoio ao parque automóvel. Depois de motorista assumi funções na UCSP da Costa da Caparica como Assistente Operacional, integrei uma jovem e com objectivos claros: constituir uma Unidade de Saúde Familiar. E é nesta altura que me convidam para integrar a equipa de Assistentes Técnicos, equipa esta onde estou hoje integrada e onde me sinto realizada.


Apesar dos tempos difíceis a que o país esteve sujeito, tive a oportunidade, sorte e felicidade de ver ser aberto um concurso de ingresso na categoria de Assistente Técnica na ARSLVT, IP, vendo o meu esforço, perseverança e dedicação serem reconhecidos. É com um enorme orgulho que consegui o 7º lugar entre um total de 164 vagas.

Nos serviços já lá vão 12 anos, 12 anos de aprendizagem, conhecimento e crescimento pessoal.


Célia Cristina Moreira


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page